#Pet_DP

Como lidar com cães barulhentos?

Técnicas de distração e muito carinho podem funcionar para controlar os latidos excessivos do seu pet

Ter uma boa noite de sono, assistir a uma série ou a um filme, ler um bom livro ou meditar. Tudo isso para algumas pessoas são utopias, coisas impossíveis de se fazer quando existe um cachorro latindo em casa o tempo todo.

Para o veterinário Cleber Fontana, latidos excessivos são decorrentes, geralmente, de distúrbios de comportamento e estão relacionados diretamente à educação e ao condicionamento dado pelo tutor ao seu animal.

"Assim como em crianças no momento do choro, o grau de atenção dado ao cão quando ele late pode sinalizar ao animal que este seja o principal canal de comunicação dele", explica o especialista. "Se não há um controle estipulado ou desenvolvimento de outra forma de comunicação no momento dos latidos excessivos, ele acabará usando sempre esse artifício, ainda mais em momentos de solidão."

No caso dos cães que latem por solidão, ou mesmo tédio (raças mais ativas e filhotes), o recomendado é criar uma rotina de passeios e exercícios físicos, ou até oferecer brinquedos para que ele se divirta. Para os animais que latem por dominância e questão territorial, o melhor é realizar atividades de socialização com outras pessoas e outros animais.

Como contornar a situação
Nos momentos em que o cachorro latir, a dica é utilizar alguma técnica de repreensão, como uma latinha com moedas _ e nunca se esqueça de recompensá-lo quando estiver se comportando bem, utilizando o reforço positivo. Quando o motivo é de medo (de fogos ou trovões, por exemplo), o ideal é criar um ambiente agradável. Ligar o rádio ou a televisão para distraí-lo pode funcionar. Confira outras dicas importantes:

Distração
Pense em algo para manter o seu pet entretido. Oferecer a ele algum brinquedo antes de sair de casa é uma boa maneira de evitar o estresse.

Carinho
O reforço positivo é sempre importante. Carinhos, elogios e petiscos ajudam nas recompensas. Amor nunca é demais, certo?

Passeios
Passear com o seu cão é fundamental. Além de fazer exercícios, eles se tornam mais sociáveis e aprendem bastante sobre o mundo à sua volta. Além disso, o latido pode ser sinal de excesso de energia. Por isso esta atividade pode ser tão importante.

Ignore o latido
Se você sabe que o seu peludo começa a latir só para ser notado, ignore o latido. Assim, ele logo aprende que essa tática não funciona.

Treinamento
Você deve educar o pet com bastante firmeza. Demonstre pelas suas expressões faciais que latir excessivamente não é aceitável.

Vale lembrar que aqueles cachorrinhos que ficam muito tempo sozinhos, trancados, sem convívio com pessoas, ou mesmo com outros animais, possivelmente latirão em excesso. Se o problema persistir, o ideal é buscar a ajuda de um profissional. E não esqueça: abandono é crime.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelotas nos preparativos para o Censo de 2022 Anterior

Pelotas nos preparativos para o Censo de 2022

Anvisa pede à Pfizer informações sobre reforço em crianças Próximo

Anvisa pede à Pfizer informações sobre reforço em crianças

Deixe seu comentário